A cama elástica, além de propiciar diversão a todos os participantes da brincadeira, usa as atividades naturais do nosso corpo de forma fácil, rítmica e divertida. Desta forma, proporcionando a satisfação de saltar mais alto do que seria possível, criando acrobacias no ar e diferentes tipos de saltos.
O surgimento da cama elástica aconteceu há centenas de anos. Contudo, não há precisão do local de origem ou ano de criação. Existiram precursores, como os esquimós, que utilizavam uma pele de morsa para brincar e jogar-se no ar sobre ela. Um exemplo melhor para ilustrar o uso da pele na diversão dos esquimós são as lonas de salvamento. Quando não há passagem de escape, os bombeiros as utilizam para salvar pessoas de grandes alturas.
Já no início deste século, houveram acrobatas circenses que usavam tábuas de madeira em cima de molas e as cobriam com roupas de cama, formando uma “cama de pular” para entreter a plateia dando saltos a partir do impulso gerado. A partir disso, o artista chamado Du Trampolim viu a possibilidade de usar as redes de segurança dos trapézios para criar propulsão e decolagem, experimentado-as com diferentes sistemas de suspensão e diminuindo a rede para um tamanho em que as performances individuais pudessem acontecer.
Contudo, foi apenas nos anos 30, em 1936, que o trampolim que conhecemos foi criado por George Nissen, competidor de ginástica e mergulho estadunidense e criador da ginástica de trampolim moderna. A criação do modelo de Nissen baseou-se nas atividades de queda e mergulho de seus treinamentos, no qual ele viu a melhora dos saltos e a possibilidade de entreter as pessoas com suas demonstrações.
Logo, o trampolim criado foi introduzido e institucionalizado como modalidade esportiva em programas de educação física em escolas, universidades e treinamentos militares.
A cama elástica usada em treinamentos militares também teve repercussão na Segunda Guerra Mundial. A escola de marinha e aeronáutica utilizaram o trampolim para melhorar a prática concentrada em orientação de seus pilotos e navegadores. Após a guerra, o desenvolvimento do programa espacial começou a utilizar o trampolim para contribuir no treinamento de astronautas americanos e soviéticos, exercitando diferentes posições corporais em meio ao vôo dos saltos.
Ao longo de séculos de história, o trampolim teve diversas funcionalidades desde o entretenimento pessoal e de plateias até treinamentos militares durante guerras. E hoje, além de garantir a diversão de crianças e adultos, ele tem sido usado em diversas modalidades de exercícios, melhorando o bem estar e a saúde de quem o utiliza e em festas e buffets, garantindo a diversão dos convidados.
Fonte: Henri Trampolim
Instagram: @rrbrinquedosradicais
Linkedin: RR Brinquedos Radicais
Youtube: RR Brinquedos Radicais
Nossos Clientes: Nossos clientes